É fácil perceber para que serve a caneleira no futebol: proteção, claro. A Fifa (Federação Internacional de Futebol) tornou o uso do acessório obrigatório a partir dos anos 1990. A intenção era reduzir o risco de fratura na tíbia e também proteger os machucados que acontecem durante a partida, evitando que a sujeira do campo entre nas feridas.

Além de saber para que serve a caneleira no futebol, o jogador precisa ter conhecimento para poder escolher o melhor acessório para sua necessidade. Veja algumas dicas para fazer a escolha certa:

Existem diferentes tipos de caneleiras para futebol. As que oferecem a proteção básica são presas apenas pelo meião, sem elementos que ajudem na fixação. Para uma proteção média, há as caneleiras com tiras que se ajustam às pernas. As que garantem mais proteção são aquelas que, além das faixas presas com velcro, ainda têm uma tornozeleira para fixar bem o acessório.

Na hora de comprar a caneleira é importante escolher o tamanho certo. A medida da altura do acessório deve ser equivalente à distância entre o ponto onde o tornozelo dobra até alguns centímetros abaixo do joelho.

Outra dica é ficar de olho na composição dos materiais, tendo em mente para que serve a caneleira no futebol. Geralmente, elas têm uma proteção em EVA, que fica em contato com a perna para dar mais conforto ao jogador. A parte resistente pode ser feita de diversos materiais, o que determina o peso e a eficiência do produto. As de poliuretano, por exemplo, são mais pesadas e bem resistentes, com custo mais baixo. Entre as mais modernas estão as de fibra de vibra, um material leve e bem rígido, mas com preço mais elevado.